LEMC - Laboratório Especial Microbiologia Clínica

PEM - Programa de Excelência em Microbiologia

O Programa de Excelência em Microbiologia tem como objetivo principal a melhoria da qualidade dos testes de sensibilidade a antimicrobianos (antibiograma) realizados nos laboratórios de microbiologia clínica do Brasil.

Sobre o Programa Seta

Importante

A realização dos testes de sensibilidade a antimicrobianos, tem se tornado cada vez mais complicada devido, principalmente, ao grande aumento no isolamento de cepas com diferentes fenótipos de resistência (e pelos mais variados mecanismos) e ao surgimento cada vez mais rápido de novos antimicrobianos. Esses fatores têm exigido que os laboratórios de microbiologia clínica (incluindo seus técnicos e diretores) se mantenham constantemente atualizados e preparados para a detecção de novos mecanismos de resistência contra novos e velhos antimicrobianos. Algumas combinações antimicrobiano/espécie têm se tornado difíceis de serem avaliadas (ex.: vancomicina/enterococo, penicilina/estreptococo, vancomicina; estafilococo etc) levando a resultados incorretos que, na maioria das vezes, poderiam ser evitados pelo simples conhecimento de algumas "dicas" ou detalhes para a realização do teste.

É importante deixar claro que o objetivo deste programa não é checar a qualidade dos laboratórios participantes e sim auxiliá-los a melhorá-la, oferecendo uma educação continuada a todos os profissionais que por vezes não possuem tempo hábil para se atualizarem. Acreditamos que a grande maioria dos resultados "incorretos" que são gerados nos laboratórios de microbiologia não é decorrente de desempenho inadequado de seus técnicos e/ou diretores, mas sim da falta de conhecimento de detalhes ou mudanças que devem ser considerados na avaliação de certas combinações antimicrobiano/espécie. A utilização de materiais de qualidade inadequada também é uma importante fonte de resultados incorretos. Dessa maneira, este programa também tem como objetivo divulgar não somente informações recentes, detalhes e dicas importantes para a avaliação de problemas freqüentes nos hospitais e na comunidade, como também informações importantes para avaliação da qualidade do material utilizado pelo laboratório.

Esse programa é coordenado pelo Laboratório Especial de Microbiologia Clínica (LEMC) da Disciplina de Infectologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina (EPM), sob a direção do Prof. Dr. Antonio C. C. Pignatari, Profª. Drª. Ana Cristina Gales e supervisão de Fernanda Matsiko Inoue. Este programa conta com o apoio financeiro da PROBAC DO BRASIL.

Sobre o programa

Anualmente são enviados aos laboratórios participantes do programa quatro questionários e literatura específica sobre o mecanismo de resistência em questão e sobre as possíveis dificuldades que podem ser encontradas durante a realização dos testes de sensibilidade. As respostas obtidas pelos laboratórios participantes deverão ser enviadas por meio de nosso site (http://www.lemc.com.br). Além de permanecer à disposição para eventuais discussões dos resultados, assim que os laboratórios participantes finalizarem o envio das respostas, o centro coordenador também disponibilizará, em seu respectivo site, as respostas corretas referente ao questionário, bem como a estatística de acertos dos testes de cada questão. Esta estatística não envolverá a identificação dos laboratórios participantes, mas somente o índice de acertos de cada questão.

Caso esteja interessado em associar seu laboratório ao programa, acesse o link na parte inferior desta página para efetuar seu cadastro. Em seguida imprima, preencha o formulário e efetue o pagamento da anuidade (R$250,00) de acordo com as informações. Envie, via fax, o formulário juntamente com o recibo de depósito ao LEMC. Assim que o departamento financeiro recebê-lo, a senha (criada quando da realização do seu cadastro) será liberada permitindo seu acesso às páginas restritas aos participantes do PEM.

O LEMC conta com sua participação como mais um membro do Programa de Excelência em Microbiologia. Caso seja necessário maiores esclarecimentos, entre em contato por e-mail ou telefone clicando em "fale conosco", ícone localizado na parte superior desta página.

Como Participar Seta

Membros Participantes do Programa Seta

Área Restrita aos Membros do Programa Seta