LEMC - Laboratório Especial Microbiologia Clínica

Banco de Micro-organismos

        A coleção de micro-organismos do LEMC é constituída por bactérias Gram-positivas e Gram-negativas das mais variadas espécies e mecanismos de resistência aos antimicrobianos. As bactérias encaminhadas ao LEMC são estocadas em criotubos devidamente identificados. Atualmente, o banco possui cerca de 70.000 bactérias que foram isoladas de amostras clínicas provenientes de diferentes regiões do Brasil. Grande parte das bactérias aeróbias é armazenada em caldo tripticaseína de soja (TSB) suplementado com glicerol e mantida à temperatura de -20ºC. Aqueles micro-organismos mais exigentes, como Streptococcus spp, Moraxella spp, Neisseria spp e Haemophillus spp são estocados em sangue de carneiro suplementado com  glicerol e armazenados à -80º C. Pseudomonas spp são mantidas em água à temperatura ambiente.

        Os dados do paciente, como nome, idade e sítio de infecção, a identificação do micro-organismo e o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos são armazenados em nosso banco de dados.

        O LEMC disponibiliza este serviço para instituições de saúde, laboratórios clínicos,hospitais e comissões de controle de infecção hospitalar que tenham interesse em armazenar bactérias  para  estudos  especiais  de microbiologia.