LEMC - Laboratório Especial Microbiologia Clínica

Programas de Vigilância da Resistência Bacteriana

         Os programas de vigilância são ferramentas fundamentais para a avaliação da distribuição das taxas de resistência bacteriana em diferentes regiões geográficas.

        O LEMC é um laboratório de referência e atua como centro coordenador de vários projetos de vigilância bacteriana nacionais e internacionais. A equipe do LEMC está capacitada para orientar a coleta dos espécimes bacterianos, sua identificação, realização do antibiograma e acondicionamento adequado das amostras em meios de transporte.

        Todas as informações referentes a cada amostra, incluindo espécie bacteriana, data do isolamento, antibiograma e sítio de infecção no paciente, são armazenadas em bancos de dados específicos. Após a construção do banco de dados, a equipe do LEMC realiza a análise dos dados utilizando programas estatísticos avançados, gerando informações como frequência dos isolados, distribuição dos mesmos por sítio de infecção, faixa etária dos pacientes acometidos, análise do perfil de sensibilidade a diversos antimicrobianos e distribuição genotípica.